Fique Por Dentro

Oficina de Elaboração de Publicações Científicas em Ecologia

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) promovem no período de 23 a 25 de outubro de 2010 uma Oficina de Elaboração de Publicações Científicas em Ecologia. O ministrante será o Prof. Dr. Paulo de Marco, professor adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG, ecólogo e membro do comitê científico do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Amazônia Oriental.

O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Zoologia – PPGZool (UFPA e MPEG) com o PPBio Amazônia Oriental. O público-alvo são bolsistas, pesquisadores e estudantes dos cursos de pós-graduação relacionados ao Programa, em Belém e nos núcleos da Rede da Amazônia Oriental (Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Oeste do Pará e Tocantins).

Os interessados devem se inscrever por meio do preenchimento do formulário (disponível no Portal MPEG e nas páginas do PPBio Amazônia Oriental e PPGZool). O formulário preenchido deve ser enviado para o e-mail rrcardoso@museu-goeldi.br até o dia 1 de outubro de 2010. Além do formulário preenchido, o interessado em participar da oficina também precisa encaminhar uma planilha de dados de uma coleta já desenvolvida.

A planilha de dados, que será utilizada durante o curso como ferramenta para estruturar a proposta de publicação científica, deve conter: as amostras independentes e os descritores (espécies e/ou variáveis ambientais e/ou espaciais). Os organizadores avisam que apenas o ministrante terá acesso prévio às informações contidas na planilha.

A oficina será realizada
no laboratório de informática do Programa de Pós-Graduação em Botânica, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901, Belém, Pará).


Mestrado no Tocantins

O Núcleo Regional do Tocantins submeteu à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES o projeto de mestrado profissional interdisciplinar intitulado “Modelagem Computacional de Conhecimento”. O projeto é coordenado pelo Dr. David Prata e o Dr. Renato Pinheiro, coordenador do NR do Tocantins.

A linha de pesquisa do programa foi intitulada “Modelagem de Ecossistemas”, cuja finalidade é projetar, analisar e implementar modelos ecológicos. Por meio da coleta e síntese de dados, do desenvolvimento de hipóteses e informação de experimentos de campo, os estudantes serão preparados para desenvolver modelos e ferramentas de trabalho para a pesquisa em biodiversidade na rede PPBio Amazônia Oriental. Os coordenadores do curso também pretendem investigar e avaliar modelos publicados na área de fisiologia das plantas, crescimento e alocação de plantas, pássaros, dinâmica da água e do carbono e dinâmica da vegetação global. Caso o projeto seja aprovado, o edital de convocação para inscrição será divulgado em dezembro.